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December 21, 2009

OS TRANSPORTES SOBRE TRILHOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: O PODER PÚBLICO ACENTUANDO A DESIGUALDADE

– Autores: Flávio Villaça e Silvana Maria Zione –

CONCURSO DE MONOGRAFIA CBTU 2005 – A CIDADE NOS TRILHOS

“O deslocamento dos seres humanos é, de longe, o mais importante (embora não o único) fator determinante da estrutura territorial de nossas metrópoles”

“As condições que presidem esses deslocamentos e a estrutura resultante de sua atuação, são comandadas pelas classes sociais dominantes.”

“Ao produzirem o ‘centro expandido’, os mais ricos produziram para si uma única grande concentração dos seus empregos, e fizeram-no na mesma região onde estão suas moradias, ou seja, o Quadrante Sudoeste da cidade de São Paulo.”

“Dadas às várias concentrações de emprego dos mais pobres, é muito mais difícil para estes encontrar para os dois ou três membros da família, emprego na mesma região da metrópole  e com isso otimizar seus deslocamentos”

“Vetor Leste da RMSP – do Tatuapé à Mogi das Cruzes  – é uma das regiões mais populosas da metrópole, com mais de 4,5 milhões de habitantes. Entretanto concentra apenas cerca de 1,5 milhões  de empregos.

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